Effective Employee Engagement
Muitas são as empresas que já perceberam que a produtividade não depende apenas da gestão dos processos financeiros, da definição de objetivos em prol dos clientes, nem somente do controlo dos processos internos.
As empresas começaram agora a reconhecer a importância das pessoas que lhes dão forma, como as principais potenciadoras de produtividade.
|
|
Chegamos assim, a uma nova era da gestão, na qual os responsáveis de Recursos Humanos assumem papéis protagonistas. Isto porque já começa a ser um dado adquirido, que a produtividade das organizações depende da performance dos colaboradores e que esta performance é estimulada pelo engagement dos mesmos com a organização. No entanto, há ainda uma grande questão que insiste em não desaparecer - Quais as melhores medidas para implementar um engagement perene? E é aqui, que os Recursos Humanos vão ser os atores principais.
Optar pela via dos benefícios monetários e emocionais, assim como, pela criação de dias comemorativos intraempresas, parecem ser as soluções mais rápidas. Mas serão estas as metodologias mais eficazes para assegurar o envolvimento dos colaboradores a longo prazo?
Pensemos numa relação afetiva. São os pequenos episódios do dia-a-dia, que determinam o envolvimento e o compromisso dentro de uma relação. Desde a comunicação, à definição de tarefas diárias, à proposta de resolução de problemas, à gestão da rotina quotidiana…
Todas estas circunstâncias têm impacto e delimitam o envolvimento pessoal. Vamos transportar estes factos para a realidade de trabalho. Estará a comunicação entre colaboradores e as suas chefias, relacionada com o engagement? E se os colaboradores soubessem todos os dias, quais as tarefas delineadas e os objetivos a cumprir? E quando detetam um problema e se sentem desafiados a resolvê-lo ou a sugerir uma solução, não seria ideal que tivessem liberdade para o fazer? Todas as respostas a estas questões levam-nos a uma palavra-chave que está na base de um engagement efetivo: a motivação. Se os colaboradores se sentirem motivados através do conhecimento pleno do dia-a-dia de trabalho, vão estar envolvidos com a organização e, consequentemente, obter melhores níveis de desempenho.
|