STEP 1: Business Assessment
Não deve dar nenhum passo sem antes fazer um diagnóstico organizacional. Este deve estar divido em três partes: Funções e Responsabilidades; Processos e Sistemas; e Pessoas.
Através desta radiografia organizacional, consegue perceber o State of the Art atual, analisar o processo de liderança e de alinhamento estratégico, mapear os Processos e Sistemas operacionais, analisar a Estrutura Organizacional, verificar a eficácia dos atuais sistemas de comunicação, analisar o processo de melhoria contínua e, por fim, classificar o estado atual do desenvolvimento de competências.
E tudo isto para quê? Para que consiga definir os agentes de mudança.
STEP: 2 Change Agents
Definir os Change Agents é crítico para a mudança de comportamentos que a mentalidade de transformação organizacional requer.
Mas então, quais são os maiores condutores da mudança?
1. Comunicação: comunicar as mudanças que ocorrem dentro da empresa com os colaboradores, ajuda a manter a felicidade no trabalho e, consequentemente, aumenta a performance dos mesmos. Colaboradores informados, sentem-se envolvidos no processo de mudança e parte integrante deste.
2.Liderança: o papel de um líder no contexto de mudança organizacional deve ser o de influenciar, motivar, habilitar e comprometer os colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.
3. Desenvolvimento do Capital Humano e das suas Competências: o desenvolvimento das pessoas é essencial na Transformação Organizacional. É necessário preparar um plano de desenvolvimento individual e acompanhar os colaboradores na aprendizagem das novas competências para que desta forma se possam adaptar à mudança.
STEP 3: Um programa à medida da sua organização
A Transformação Organizacional só é conseguida com o desenho de um programa à medida dos fatores críticos de sucesso da sua organização.
Não há receitas pronto-a-vestir milagrosas, apenas boas metodologias. Selecionar a correta para cada situação, é a chave para o sucesso.
|