Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter clique em INDEVE-review 09

VOLTAR
10 Anos de Empowerment
em Portugal

Nós não somos os melhores, mas os nossos clientes são. Nestes 10 anos criamos novas parceiras, novas metodologias e, até novas empresas; nas palavras de Paulo Mesquita (consultor da Indeve), foram “10 anos a desenvolver a excelência com os clientes”.

Para Paulo Sousa, consultor da Indeve, estes 10 anos representam “inovação na consultoria, Made in Portugal” e o sucesso da empresa é fruto de “criatividade com sentido, misturada com muita resiliência e esforço em doses q.b.”. Na opinião de Nuno Florêncio, também consultor da Indeve, o êxito dos projetos deve-se, também, “à capacidade de se adaptar e inovar e a uma sólida relação de confiança entre os partners da empresa ”.

Começamos em 2004 e, no mesmo ano, desenvolvemos o 1º projeto de Empowerment na Faurecia. Nos decorrer dos anos seguintes, tornámo-nos a empresa com maior experiência em Empowerment em Portugal ao passar por diversas empresas e fazer parte de diferentes projetos. Segundo Paulo Sousa, o processo de aprendizagem foi “único e poderoso.” Manuel Vaz, consultor da Indeve, destaca ainda a importância dos clientes - “Temos tido a sorte de trabalhar com algumas das melhores empresas do mundo (…) Temos aprendido muito: metade do que fazemos hoje não o fazíamos há cinco anos.”

"O que não aconteceu, nunca esteve para acontecer,
e o que aconteceu, nunca esteve para não acontecer."
—Teixeira de Pascoaes


Nuno menciona os 10 anos como o marco mais relevante “porque foi, como muitos empresários devem saber, uma caminhada longa e árdua.” Manuel Vaz refere “O primeiro cliente português. O projeto foi algo que nunca tinha sido tentado em nenhuma parte do mundo e foi um sucesso estrondoso.” Já Paulo Mesquita fala-nos do Projeto Vicaima como sendo o principal marco - “Os colaboradores agradeceram-nos por termos realizado o projeto e pediram à Direção da empresa para continuar”.

"Ninguém será grande líder se quiser fazer tudo sozinho,
ou ter todos os louros por o ter feito."
—Andrew Carnegie


Queremos agradecer a todos os clientes e parceiros da Indeve, e a todos os profissionais que trabalham ou trabalharam connosco e nos acompanharam nesta viagem até 2014. A fantástica relação que temos com os nossos clientes leva-nos a evoluir e a criar novas soluções adaptadas às suas exigências. Manuel Vaz afirma que “a empatia que se desenvolve entre as pessoas da Indeve e as pessoas do cliente.” é a fonte de sucesso da Indeve.” A relação entre colegas é, também, determinante para o sucesso de cada projeto. “O seu sentido de humor (colegas), gigante, é imparável e isso é, para qualquer profissional, poderoso instrumento de satisfação (…) ”, declara Paulo Sousa.

Continuaremos a adaptar-nos aos novos paradigmas dos negócios e das diferentes indústrias, trabalhando, sempre, para cumprir, no mínimo, mais 10 anos de sucesso. “Certezas não há nenhumas, apenas oportunidades.”, declara Nuno. No entanto, a Indeve tem que aproveitar as oportunidades para continuar a crescer “em termos de dimensão, solidez e notoriedade, de uma forma sustentada.”, remata.

"The best is yet to be."
—Robert Browning




Estórias…

Pedimos aos consultores que nos contassem algumas situações curiosas, destes últimos 10 anos. Aqui seguem as estórias, nas palavras de quem as viveu.

“Num projeto de Empowerment, uma operadora tomou a iniciativa de corrigir um problema que teimava em persistir. Para isso foi a uma drogaria comprar material e pediu a fatura em nome da empresa. Eram apenas 3 euros. Se eles não pagarem, pago eu, rematou.”
—Manuel Vaz


“Um dia, tínhamos implementado o novo sistema de ideias de melhoria da empresa e celebravam-se os resultados. No entanto o diretor de produção estava cabisbaixo. Perguntei-lhe se estava tudo bem, ao que respondeu: Escusaria de ter recebido aquela ideia de melhoria. Faz dois anos que a conheço, já me tinham falado dela e, durante este tempo todo, nada fiz... Esqueci-me por completo.”
—Paulo Mesquita



Para ver a versão integral das entrevistas, visite o nosso blog – Indeve Outline

GERAL@INDEVE.PT     
WWW.INDEVE.PT     

Para não receber mais esta newsletter, clique aqui.