APRENDENDO COM OS MELHORES
Jack Welch fez da General Electric Corporation (GE) uma das empresas mais bem sucedidas do mundo. Através do uso de fixação de metas, empowerment e comunicação, Welch transformou um gigante complacente numa empresa energizada pronta para enfrentar a concorrência mundial. Através de uma análise das técnicas empregadas por Welch pode-se obter uma melhor compreensão de como motivar um excelente desempenho em qualquer organização.
Para a Starbucks, os funcionários não são apenas funcionários - eles são embaixadores da marca, comerciantes de romance, discípulos de prazer. A empresa investiu num "Laboratório de Liderança", projectado para transmitir essa mensagem a 9600 gerentes de loja. Agora, este é um grande exemplo de uma forma sustentável e difícil de copiar, de envolvimento dos funcionários e empowerment e liderança.
O CEO da Starbucks, Howard Schultz diz acerca do envolvimento e do empowerment dos funcionários da Starbucks: Dê-lhes razões para acreditar no seu trabalho e que eles são parte de uma missão maior, e eles vão pessoalmente elevar a experiência de cada cliente - algo que dificilmente pode realizar com um outdoor ou um anúncio de 30 segundos.
A Southwest Airlines continua a ser reconhecida pela revista Fortune como a companhia aérea mais admirada da América, bem como uma das empresas mais admiradas nos Estados Unidos.
O Employee empowerment é um valor fundamental da Southwest Airlines. A empresa acredita numa força de trabalho responsável e limita a ênfase na estrutura organizacional formal, confiando poder de decisão para o trabalhador individualmente ou em equipas autónomas. O resultado é um comportamento no local de trabalho positivo com os clientes que é o beneficiário direto.
Steve Jobs teve muitos sucessos de gestão notáveis, mas o mais conhecido foi tomar conta da Apple quando estava à beira da falência e transformá-la numa das empresas mais bem sucedidas e inovadoras de nosso tempo. Jobs não foi apenas um empresário e inventor brilhante, mas também um gestor incrível. A sua paixão e intensidade pelo seu trabalho gerou energia nas pessoas ao seu redor. Jobs construiu um ambiente verdadeiramente único onde a criatividade, a inovação e o empowerment dos funcionários prosperou.
A Xerox é um bom exemplo de como o employee empowerment levou a empresa à liderança. A Xerox considera um funcionário empoderado como alguém que pode fazer o que é necessário, sujeito "apenas para os limites da moral, ética, direito, capacidade de processo e exposição de preços" e sem medo de represálias por cometer um erro. A empresa oferece treino aos funcionários para fazê-los perceber que o seu papel se encaixa em atividades a montante e a jusante e tem desenvolvido um extenso processo que documenta e partilha o conhecimento e experiências ao nível do operador para toda a organização. A empresa também desenvolve pesquisas sobre funcionários e clientes para determinar o estado de empowerment alcançado, e reconhece publicamente estes feitos.
A Minnesota Mining and Manufacturing Company (3M) deve muito de seu sucesso ao Employee Empowerment. A empresa promove o Empowerment, gastando generosamente em pesquisa e desenvolvimento, incentivando os funcionários técnicos para gastar 15 por cento do seu tempo de trabalho em projetos de sua escolha, pesquisa e promoção de uma cultura de cooperação que transcende as fronteiras de departamento. O resultado é uma série de produtos inovadores, como o famosos post-it, o que traz mais de US $ 100 milhões em receitas para a empresa todos os anos, e rotineiramente aumenta ganhos de produção vezes sem conta. A empresa reforça a motivação de inovar ao celebrar e reconhecer funcionários.
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